segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jogo "Dado Químico"

a) Estrutura: O dado químico é um jogo formado por dois dados onde em cada face temos famílias da tabela periódica. Um dos dados apresenta famílias que tem as valências positivas e o outro contém famílias das valências negativas. O esquema dos dados deverá ser reproduzido em papel de desenho, recortado e montado para formar o dado. O jogo necessita de uma tabela periódica por grupo de jogadores.
b) Objetivo: Combinar elementos da tabela periódica para formar substâncias através da estruturação de suas fórmulas.
c) Conteúdos: Ligações químicas.
Tabela Periódica.
Distribuição eletrônica.
d) Número de jogadores: O dado químico pode ser uma atividade individual ou em grupos pequenos, como dois ou três alunos.
e) Tempo médio: 50 minutos.
f) Regras: Após a montagem dos dados cada jogador deverá jogar um dos dados e selecionar a família dos elementos químicos que foi sorteada, anotando em seu caderno. O mesmo é feito com o outro dado. Após selecionados as famílias o jogador deverá procurar na tabela periódica as duas famílias sorteadas e escolher um elemento de cada uma delas, anotando seu respectivo número atômico, para esquematizar suas ligações. Escolhido os elementos químicos, o jogador deve fazer a distribuição eletrônica de cada um deles esquematizando as ligações e as classificando. Caso não seja possível realizar a ligação química, devido a configuração do grupo, o jogador deverá jogar um ou os dois dados novamente e tentar montar outra ligação. O jogador que conseguir realizar o maior número de compostos durante o tempo estipulado pelo Professor será o vencedor do jogo. Se o jogo for realizado em grupos cada jogador deverá selecionar os elementos químicos sorteados e passar o dado ao jogador seguinte.
g) Sugestões: O Professor poderá solicitar aos alunos que ao final do jogo troquem com seus colegas as combinações dos elementos químicos que cada um realizou, possibilitando que todo o grupo realize a mesma experiência. Isso fornecerá uma lista. O Professor poderá também pedir que cada aluno monte o seu dado, fornecendo-lhes a cópia do esquema do mesmo. Se o aluno tiver seu próprio dado poderá realizar, em casa, exercícios semelhantes ao realizado em sala de aula, como uma forma de revisão.

Nenhum comentário: