segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Júri Químico: Uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos

Este jogo conta com a participação de professores de Química, Geografia, História e Português, no qual se procura trabalhar conceitos químicos contextualizados através de um júri simulado em sala de aula, discutindo-se problemas ambientais ocorridos em uma cidade fictícia que comporta duas indústrias, uma fábrica de baterias e uma engarrafadora de água mineral. O problema a ser discutido no júri pelos alunos consiste em descobrir qual das duas indústrias citadas é a responsável pela contaminação apresentada pela população da cidade. Em relação aos problemas de contaminação e funcionamento das empresas descritas, foram fornecidas referências bibliográficas, que auxiliaram os alunos a tentarem solucionar o problema. O jogo se deu da seguinte forma: A turma de alunos foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo ficou responsável pela defesa da fábrica de baterias e o segundo grupo pela da engarrafadora de água. O professor responsável pela turma é o professor de Química, coordenador das atividades, inclusive daquelas que necessitam da ajuda dos outros professores, tais como os de Geografia e História. O professor de Química media o processo de construção de argumentos pelos grupos, durante todo o processo, fazendo inclusive ligações entre conhecimentos que necessitam da ajuda de professores de outras áreas. Durante o decorrer do trabalho, ou seja, na preparação das atividades antes do dia marcado para o julgamento, o professor fornece aos grupos situações básicas de acusação e defesa, nas quais os conceitos químicos estão inseridos. A partir dessas situações, os grupos de alunos preparam a acusação e a defesa de suas idéias, para que sejam apresentadas e discutidas no dia do júri simulado. O professor se aproveita dessas reuniões com os grupos para discutir os conceitos químicos envolvidos. Por exemplo, o conceito de solubilidade é válido tanto para aspectos relacionados com a engarrafadora de água, como para a fábrica de baterias no que se refere aos rejeitos lançados no meio ambiente. Outros conceitos, tais como indicadores ácido-base, propriedades organolépticas, equilíbrio químico e soluções, também são discutidos nos grupos com o mesmo intuito, para que os alunos entendam o conceito de forma contextualizada.

Para mais informações sobre este jogo, acesse: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a04.pdf

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