segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Ludo como um jogo para discutir conceitos de Termoquímica

O objetivo principal desta proposta é o de iniciar o aluno ao conceito de variação energética nas reações químicas. Como exemplo pode-se citar a variação de entalpia (∆H). Durante o jogo, o aluno terá contato com cartas e pontos no tabuleiro que o incentivem a entender como é a ação da energia nos processos endotérmico e exotérmico. À medida que o jogo iria se desenrolando, o aluno teria contato com a acumulação e perda da energia e o posterior “gasto” dessa energia em uma tarefa. A tarefa consiste basicamente em utilizar essa energia na aquisição de cartas, nas quais estão descritas equações químicas com seus valores termoquímicos de energia, representando processos endotérmicos e exotérmicos, para que a reação ocorra, nos dois sentidos, quando possível. Para isto, um jogo é proposto, baseado originalmente no Ludo, apresentando-se o seu desenvolvimento e sua posterior aplicação para explorar conceitos introdutórios de Termoquímica.

As figuras mostram respectivamente um tabuleiro de Ludo adaptado à variante proposta e uma carta com uma equação química e seu respectivo valor de energia.

Material necessário:
• Papel cartão, para a confecção
do tabuleiro. O uso de cartolina
também é possível, porém o
tabuleiro perde a firmeza.
• Cartolina para a confecção das
cartas com as equações químicas
e seus valores termoquímicos
de energia.
• Tesoura, lápis de cor ou tinta
guaxe, o que depende da disponibilidade
da escola ou do aluno.
• Os peões podem ser de papel
cartão, ou respeitosamente emprestados
de outros jogos, tais
como banco imobiliário ou o
próprio Ludo, que vem com
peões muito bem feitos.
• Dados, para o deslocamento
dos peões.
Para mais informações sobre como jogar acesse: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a07.pdf

Nenhum comentário: